TRANSPARÊNCIA    ÁRBITROS    CONTATO    PRÉ-INSCRIÇÃO    HALL DA FAMA    MERCADO DA BOLA
Usuário:    |  Senha:  
 
    
 
   
HISTÓRIA


A Liga Petropolitana de Desportos, a LPD, é uma instituição sem fins lucrativos que cuida e gere os campeonatos esportivos da cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A Liga, como é carinhosamente chamada, trabalha em torno de projetos de desenvolvimento do esporte na cidade, integração dos clubes e organização de competições oficiais. 

A LPD teve seu início em meados de 1918, quando havia na cidade em plena atividade cinco clubes: São Sebastião, Internacional, Itamarati, Serrano e Cruzeiro do Sul. Esses times não se entendiam, não queiram e nem pensavam na fundação de uma liga que pudesse reunir os clubes. Porém, após algumas tentativas frustradas de outros baluartes da época, Euclides Raeder finalmente conseguiu reunir os times da cidade e criar a LPS, a Liga Petropolitana de Sports. Sua intenção era elaborar uma entidade que fosse capaz de tratar os campeonatos oficiais da cidade, ainda mais devido a extraordinária capacidade da cidade de revelar bons jogadores. Desde então, a Liga vem cumprindo o seu objetivo, dando ênfase ao futebol amador e adulto. 

Euclides Raeder foi um homem prático, realizador, persistente, enérgico e diplomata. Ele deu fé aos céticos, ânimo aos fracos e disciplina aos revoltados. Com ele tudo muda, tudo anda e tudo progride, para criação da hoje conhecida como LPD, Liga Petropolitana de Desportos, em 30 de junho de 1918. Porém, ele não parou por aí. 

Depois da criação da Liga, Euclides começou os trabalhos para que os planos não fracassassem, como acontec eu com outros projetos. Um mês após a criação da Liga, em 1° de setembro, era anunciado o Torneio Início para Futebol de Campo. Uma semana depois, a LPS foi reconhecida como uma nova entidade pela Liga Esportiva Fluminense. Na semana seguinte, começava o campeonato de Futebol da cidade. Uma sucessão vertiginosa de acontecimentos que encantavam o petropolitano. 

Ao longo de sua centenária história, a LPD viu Mané Garrincha jogar no Cruzeiro do Sul e no Serrano, assim como a estréia do árbitro Luís Carlos Félix que chegou a FIFA. 

Hoje a LPD conta com mais de 1500 crianças com atividades continuas durante o ano, inscritas em nossos projetos dentro das modalidades Futsal e Futebol de Campo, distribuídos por vários bairros da cidade, abrangendo todo o município, tendo crianças e jovens de todos os distritos de Petrópolis. 

Contamos com 13 clubes filiados em nossas atividades, sendo eles : EC Cascatinha – Cascatinha, EC Correas – Correas, EC Vera Cruz – Moinho Preto, Benfica – Itaipava, Boa Esperança – Vale do Cuiabá, Carangola FC – Carangola, Coronel Veiga FC – Castelânea, Laginha FC – Itaipava, Palmeira FC – Itamarati, Petropolitano FC – Valparaiso- Centro, SC Internacional – Alto da Serra, SC Magnólia – Bingen, Serrano FC – Mosela, realizando projetos pela cidade. 
Estamos incluindo em nosso calendário de 2019 outras modalidades de esportes, como Judô, Vôlei, Handebol e Fut7 nos quais realizaremos projetos novos. 

Além disso, temos uma parceria junto do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) onde realocamos jovens que tenham necessidade de ser inseridos novamente a sociedade com atividades da LPD. Hoje a LPD é filiada ao CMDCA, (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) de acordo com a relevância social aonde estão implantadas suas atividades, facilitando assim a criação de novos projeto para atendermos uma demanda maior de crianças e jovens de nosso município. 

Durante esses 100 anos, tivemos uma infinidade de crianças, jovens e adultos que passaram e participaram de nossa história, sendo um elo esportivo, social e cultural de toda sociedade Petropolitana, gerando assim uma memória afetiva com todos os participantes nesse centenário.

Por Luis Heber e Nathali Sampaio



CRAQUE DA RODADA
NEWSLETTER
Cadastre-se em nossa newsletter!




RANKING


PARCEIROS

Copyright© 2019 MINHA LIGA.